Postagens

Mares de morros

Os mares de morros são localizados em grande parte da porção leste do território brasileiro, esse domínio é chamado assim por causa de sua forma, oriunda da erosão, gerada principalmente pela ação das chuvas.
Seu nome decorre da feição que as formas do relevo conferem à paisagem, com sucessivos morros arredondados, também conhecidos como meias-laranjas ou ainda mamelonar, resultantes da erosão em terrenos cristalinos. Essa expressão, é também usada para designar o relevo das colinas dissecadas do Planalto Atlântico (Serra Geral).
Encontram-se na região da floresta tropical, Mata Atlântica ou mata de encosta, caracterizada pela presença de uma grande variedade de espécies, a planície litorânea, largamente devastada, onde ainda se destacam as dunas, os mangues e as praias, e serras elevadas, como a Serra do Mar, a Serra do Espinhaço e a Serra da Mantiqueira.
Apresenta clima tropical típico e litorâneo, caracterizado pela atuação da massa tropical atlântica, formada no arquipélago de Santa Helena.
Os Mares de Morros corresponde à área mais densamente povoada do país, que, conseqüentemente, é também a mais intensamente transformada pela ação antrópica. O processo de ocupação resultou no desmatamento quase total da floresta tropical, também chamada de mata atlântica.
Atualmente restam poucas manchas da vegetação original, quase sempre em áreas mais difíceis de serem exploradas, como nas encostas íngremes da serra do Mar, na região Sudeste.